A análise da minha água apontou a presença de coliformes totais, e agora?
A água que utilizamos deve estar própria para consumo humano, que é definido no item I do Art. 5 da Portaria GM/MS 888/2021 da seguinte forma:
“Art. 5º Para os fins deste Anexo são adotadas as seguintes definições:
I - Água para consumo humano: água potável destinada à ingestão, preparação de alimentos e à higiene pessoal, independentemente da sua origem; ”
Devem-se realizar análises laboratoriais para verificar e comprovar a sua potabilidade perante a Vigilância Sanitária, que é o órgão que exige a comprovação tanto para medida de controle como preservação da saúde do consumidor.
Quando se fala de Soluções Alternativas Coletivas (SAC), como poços artesianos e caminhões- pipa, para a verificação da potabilidade da água devem ser realizadas análises mensais e semestrais para monitoramento da qualidade da água e a higienização do reservatório (caixa d’água) no máximo a cada seis meses.
Tanto as análises como higienizações dos reservatórios devem ser apresentadas para a Vigilância Sanitária, órgão responsável para controlar e garantir a saúde do consumidor ao usufruir desta água.
Os coliformes totais são bactérias potencialmente patogênicas, ou seja, bactérias que podem acarretar doenças. Podem ser encontrados naturalmente no meio ambiente, seja no solo, dejetos humanos e de animais e na água.
O Anexo 1 da Portaria 888/2021 estabelece como a padrão de potabilidade a ausência de coliformes totais em 100 ml. Ou seja, não pode haver a presença de coliformes na água.
Quais ações devo tomar?
O primeiro parágrafo do Artigo 27 da Portaria 888/2021, estabelece medidas para ser atingido o padrão de potabilidade:
“Art. 27 A água potável deve estar em conformidade com padrão microbiológico, conforme disposto nos Anexos 1 a 8 e demais disposições deste Anexo.
§ 1º No controle da qualidade da água, quando forem detectadas amostras com resultado positivo para coliformes totais, mesmo em ensaios presuntivos, ações corretivas devem ser adotadas pelo responsável pelo SAA ou SAC e novas amostras devem ser coletadas em dias imediatamente sucessivos até que revelem resultados satisfatórios. ”
Além de novas coletas e análises de amostras nos pontos em detectou -se a presença de coliformes, as seguintes ações podem ser tomadas de forma a garantir a potabilidade da água:
• Se a detecção de coliformes foi no no poço, verificar o tamponamento do tubo de medição de nível e se necessário realizar a higienização do poço;
• Se a detecção foi no reservatório, verificar a data da última higienização, que idealmente deve ocorrer a cada seis meses, e realizar uma nova higienização;
• Verificar a concentração de cloro na rede, e caso necessário, aumentar a dosagem de cloro na água;
• Verificar as condições de conservação dos reservatórios, tais como sua vedação, presença de infiltrações, rachaduras e sujidades;
• Observar presença de sujidades em torneiras e filtros;
• Verificar a data de validade e realizar a troca periódica de filtros.
Por Amanda Cassab - Engenheira Ambiental
Responsável pelo Departamento de Assessoria - Sevenlab Ambiental
--
Entre em contato e conheça nossas SOLUÇÕES e PRODUTOS
Rua do Rami, 219 - Americana, SP
(19) 3469-5505 (19) 99581-8951
vendas@sevenlab.com.br