Blog

 

Sem água a vida no nosso planeta não existira, pois é essencial a sobrevivência de animais e vegetais. Quando temos falta de água a vida fica ameaçada.

A presença de água é tão comum que só nos damos conta quando a falta dela, estamos tão habituados à presença da água que só damos conta da sua importância quando ela nos faz falta. Note que a maior parte das células de nosso corpo possui água, sendo que os vegetais e animais precisam dela para viver.

 

 

Preservando a Água

O nosso planeta possui uma pequena quantidade de água potável, ou seja, própria para o consumo, e os recursos hídricos vem sendo degredados por diversos fatores, e um dos principais é a poluição ambiental. Os nossos rios constantemente são poluídos e não recebem tratamentos adequados.

O desmatamento das margens dos rios não proporciona proteção do solo, pois com a ausência de árvores, as águas das chuvas correm de forma rápida para os rios, provocando assim, enchentes e trazendo restos que podem criar problemas no solo do fundo dos rios. Construções clandestinas que crescem às margens dos rios e de represas poluem os reservatórios, e isso causa ameaça a saúde da população.

 

É importante que toda a sociedade esteja consciente que a preservação da água é necessária, e que a qualidade de vida das futuras gerações depende da maneira de como usamos os nossos recursos hídricos. Então, se faz urgentemente necessárias ações e medidas, que possam contribuir para a preservação da nossa água. Se cada cidadão fizer a sua parte, todos juntos poderemos contribuir para a preservação do nosso bem mais valioso.

 

Poluição da Água

A poluição representa uma ameaça real à qualidade da água, à saúde e ao meio ambiente.

Produtos químicos tóxicos, como metais pesados, cádmio e mercúrio, empregados nas indústrias, produzem detritos que são despejados diretamente nos rios, lagos ou águas costeiras.

Estes detritos podem matar os organismos vivos e se acumular nos tecidos dos peixes e crustáceos. Estes animais fazem parte da cadeia alimentar humana, e sua ingestão pode provocar graves danos à saúde.

Nitratos e pesticidas utilizados na agricultura contaminam o lençol freático e são associados ao desenvolvimento de vários tipos de doenças.

A poluição térmica, produzida pela água utilizada no sistema de refrigeração das usinas de energia, também reduz a sustentabilidade de rios e lagos.

 

Por isso, preservar os cursos de água e usá-la de forma sustentável deve ser a grande preocupação de uma sociedade responsável.

Pela qualidade de vida hoje e pela sobrevivência das gerações futuras, é preciso proteger os mananciais, recuperar rios poluídos, incentivar a educação ambiental e o uso consciente da água.

O desperdício de água causa um grande dano ambiental, pois além de contribuir para a escassez desse recurso futuramente, também faz com que a conta de água seja aumentada, assim você tem bons motivos para economizar.

 

Evite o desperdício das seguintes formas: feche a torneira enquanto escova os dentes, tome banhos rápidos, regule as válvulas de descarga, use baldes em vez de mangueiras ao limpar as áreas externas, entre outras. Todas essas medidas contribuem para a preservação da água.